Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Amor, todos o buscam todos os querem, mas poucos o alcançam!

São inúmeras as questões que se colocam? Como encontro o verdadeiro amor? Será possível encontrar a minha alma gémea, será que ela existe mesmo, ou é apenas um devaneio meu ou algo que escuto desde que me conheço como gente? Porque nos apaixonamos por esta pessoa e não por aquela outra, o que fez com que escolhamos esta em detrimento daquela?

 Talvez se possa definir o amor assim:
“A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objecto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor)

Para a psicologia o Amor é explicado desta forma:

Robert Stenberg, psicólogo norte-americano, formulou uma teoria segundo a qual o amor englobaria três componentes distintas: a intimidade, a paixão e o compromisso. No que toca à intimidade, de carácter mais emocional, estamos perante uma relação de confiança mútua que inclui a protecção e a necessidade de estarmos perto do outro. É através da intimidade que duas pessoas compartilham as suas experiências pessoais e o que mais íntimo há de si. A paixão, que se baseia essencialmente na atracção sexual, envolve um sentimento irreprimível de estar com o outro. Por sua vez, o compromisso é a expectativa de que o relacionamento dure para sempre, numa intenção de comprometimento mútuo.

Na Psicologia, o amor é definido como sendo, não simplesmente o gostar em maior quantidade, mas sim um estado psicológico qualitativamente diferente. Isto porque, "ao contrário do gostar, o amor inclui elementos de paixão, proximidade, fascinação, exclusividade, desejo sexual e uma preocupação intensa."

"Alguns dos obstáculos a amar: a nossa agenda pessoal ou motivações, expectativas, necessidades e desejos. Temos que ter cuidado para que no amor não estejamos a procurar a nossa pessoa, uma réplica, um clone; ninguém pode ser exactamente como nós. O amor pode ajudar-nos a descobrir as nossas diferenças de modo que possamos enriquecer-nos por elas." (Martine Batchelor)

No entanto para mim esta é sem duvida a melhor frase que define o amor e a essência de quem ama e daquele que é amado

“Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direcção” (antoine_de_saint-exupery)
Convém no entanto alertar que esta frase não se dirige aos que confundem amor com posse! Esta frase é demasiado livre, para prender alguém à sua definição e só quem já experimentou a grandeza do amor poderá realmente perceber a sua essência.
Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.



Sem comentários:

Enviar um comentário